Ibmec Responde

Caso queira saber mais sobre a estrutura dos cursos do Ibmec online, ou tenha dúvidas a respeito da metodologia de ensino, confira nossa lista de perguntas frequentes ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.

  •   Quando começam os cursos?  

    Todas as datas de início e processos de inscrição são descritos no portal do Ibmec online. De uma forma geral, os cursos de MBA têm entradas semestrais e os cursos de curta duração são lançados mensalmente, variando os títulos.

  •   Onde acontecem as aulas?  

    As aulas acontecem via internet no ambiente do campus virtual do Ibmec Online, que utiliza tecnologia de seu parceiro internacional Blackboard. Nos cursos de longa duração, como MBA, os alunos também têm avaliações presenciais que fazem parte do calendário do curso e podem ser feitas em várias cidades do Brasil.

  •   Como são as aulas no campus virtual?  

    O aluno já na primeira semana faz sua ambientação no campus virtual, tão logo receba login e senha. Aprende a navegar pelas diferentes áreas do curso, conhece seu professor-coach, tem acesso ao conteúdo teórico, é informado sobre o calendário do curso, atividades programadas e critérios de avaliação, bem como horários e funcionamento do helpdesk.

  •   Os cursos do Ibmec online são reconhecidos pelo MEC?  

    Os cursos de MBA – em nível de pós-graduação lato sensu – são reconhecidos pelo MEC, conforme Portaria no 635, de 29 de Junho de 2007:

    Faculdade de Economia e Finanças IBMEC

    Organização Acadêmica: Particular | Unidade da Federação: RJ

    Curso: Credenciada para a oferta de cursos superiores a distância e Autorizada a ofertar cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância. Documentos: Parecer CES/CNE n. 59/2007 | Portaria nº 635, de 29 de junho de 2007. Fonte: http://portal.mec.gov.br/sesu/

    Para os cursos de curta duração em nível de extensão não há regulamentação específica do MEC.

  •   Os cursos do Ibmec online fornecem os mesmos certificados do Ibmec presencial?  

    Sim. Os cursos de MBA são certificados e expedidos pela Faculdade de Economia e Finanças Ibmec, independentemente da modalidade ser presencial ou a distância. Não há referência no certificado quanto à modalidade cursada.

  •   Qual é a diferença entre um MBA a distância e um MBA presencial?  

    Em um curso tradicional presencial o aluno desloca-se semanalmente a uma unidade do Ibmec no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília ou a um dos parceiros do Ibmec em outra localidade do País. O Ibmec online leva a excelência acadêmica do Ibmec até onde o aluno está, sem considerar barreiras de tempo e distância geográfica entre alunos, professores e instituição de ensino.

  •   Qual a diferença de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu?  

    Os cursos de pós-graduação stricto sensu possuem uma carga teórica mais elevada que os de lato sensu e são voltados para a formação de professores, acadêmicos e pesquisadores. Dividem-se em mestrado acadêmico, mestrado profissionalizante, doutorado e pós-doutorado.

    Os cursos de lato sensu são voltados para as exigências do mercado com o objetivo de desenvolver profissionais que busquem ampliar conhecimentos e aprofundar-se em sua área de atuação. Dividem-se em especialização (mínimo de 360 horas) e aperfeiçoamento (mínimo de 180 horas). De acordo com a legislação brasileira, os cursos de MBA são considerados de especialização.

  •   Posso ser transferido para um curso a distância se eu for aluno de um curso presencial do Ibmec?  

    Sim. Há equivalência dos conteúdos programáticos entre os cursos presenciais do Ibmec e os cursos a distância do Ibmec online, garantida pela mesma Coordenação Acadêmica.

    Agora, o aluno de um curso presencial do Ibmec, tem a possibilidade de portabilidade de sua educação continuada e do seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, sem o risco da descontinuidade dos estudos no caso de uma transferência para outra cidade ou até mesmo para outro país.

    Para informações mais completas sobre pedidos de transferência o aluno pode consultar os regulamentos do MBA dos programas presenciais e do Ibmec online.

  •   Como funciona a Secretaria Acadêmica nos cursos a distância?  

    O Ibmec online dispõe de toda estrutura de serviços educacionais prestados aos seus alunos nos cursos presenciais. Os serviços da Secretaria Acadêmica do Ibmec online estão disponíveis. Concentram-se no campus virtual, não havendo, portanto, necessidade de deslocamento até uma de nossas unidades. No campus virtual, dentro da área de alunos, há informações completas sobre como entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do Ibmec online. Há também uma área para requerimentos, como emissão de declarações, revisão de notas de provas, trancamento de disciplina ou de curso, entre outros.

  •   Quantas vezes terei de ir à instituição a cada semestre? Posso fazer tudo de casa?  

    Nos casos dos cursos de MBA a distância os alunos têm agendadas em seus calendários as semanas de provas presenciais, realizadas de segunda-feira a sábado, nas unidades próprias do Ibmec ou nas unidades parceiras que compõem os polos presenciais do Ibmec Online em todo o Brasil.

  •   Qual é a duração dos cursos?  

    MBA Executivo em Finanças: 405 horas

    MBA Executivo em Gestão de Negócios: 405 horas
     
    MBA Executivo em Gestão de Projetos: 405 horas

    Cursos de curta duração: 30 horas

  •   Qual é a duração de cada disciplina a distância?  

    MBA: 1 mês para cada disciplina de 15 horas e 2 meses para cada disciplina de 30 horas.

    Cursos de Curta Duração: 8 semanas para cada disciplina de 30 horas.

  •   Como serão cursadas as disciplinas do MBA a distância? Em paralelo ou uma por vez?  

    No MBA as disciplinas são cursadas em pares, contendo 16 disciplinas regulares, sendo 8 de 30 horas e 8 de 15 horas.

  •   Por quantas horas precisarei me dedicar aos estudos para concluir meu curso?  

    Para que o aluno possa desenvolver suas atividades com bom aproveitamento recomendamos que sejam dedicadas 6 horas de estudos semanais para cada disciplina cursada.

  •   Fiz minha matrícula, mas gostaria de solicitar o cancelamento, como devo proceder?  

    O aluno poderá solicitar o cancelamento, de acordo com as regras definidas no contrato, através do endereço http://requerimento.ibmecrj.br/req/, informando matrícula, cpf e abrindo o requerimento de cancelamento de curso.